sexta-feira, 24 de julho de 2009

" Síntese Conclusiva"




O tema central que foi proposto e desenvolvido nesta disciplina foi o processo da leitura e da escrita , este tema foi bem interessante quando proposto e agora ao término desta proposição percebo o quanto evoluíram sem sombra de dúvidas meus conhecimentos e minha visão acerca de determinados fatos que muitas vezes aconteciam em minha sala de aula e passavam desapercebidos por mim, sendo que agora de acordo com este embasamento teórico que obtive, posso relacioná-lo claramente com a minha prática, em relação aos textos estudados em si a maioria destes possui pontos em comum que valem a pena serem ressaltados como: a valorização dos conhecimentos prévios dos educandos, o valor da intervenção do professor no processo de maturação da escrita e como deve se dar este processo devendo ser sempre de forma mediadora, nunca de forma ditadora, ou impondo que o seu desenvolvimento seja como uma miniatura de uma adulto, mas sim desenvolver suas hipóteses, seus conhecimentos e suas expectativas, entender que o processo de leitura e escrita estão intrinsecamente ligados no processo de desenvolvimento do educando e sua relação deve ser trabalhada com a finalidade de se concretizar uma idéia, ter a sensibilidade de perceber que a educação que a escola propõe deve ser uma continuidade em relação a que já é proposta em casa, qualquer criança mesmo que ainda muito nova já possui algum tipo de concepção escrita, uma criança que possui condições financeiras melhores não se desenvolve de maneira melhor que uma criança que não possui estas condições - seu contexto de repente será mais diversificado, porém isso mostra que todas as crianças são dotadas de inteligência, não apenas as mais favorecidas, estes são apenas alguns pontos que achei fundamentais para o meu desenvolvimento, estas foram apenas algumas das muitas evoluções que tive ao longo deste processo.
Os meus propósitos específicos foram:
* Ampliar meus conhecimentos, através do portfólio eletrônico e das aulas que são lecionadas;
*Entender os diferentes textos e realizar reflexões acerca dos mesmos;
* Realizar e obter uma aprendizagem significativa e gradual.
Creio que os meus objetivos em relação a esta disciplina foram alcançados com louvor, devo admitir que esta aprendizagem deve-se a construção do blogger, pois o que no início parecia que iria me engolir, hoje é um aliado a minha aprendizagem, pois com a obrigação de fazer o blogger, não tive outra escolha a não ser aprofundar meus conhecimentos.
Daqui para frente, depois de todo este conhecimento que me foi proposto, não tenho a pretensão de falar que mudarei o mundo através das minhas atitudes docentes, mas pelo menos as crianças com que convivo e posso intervir de alguma forma em seu processo de maturação da oralidade e da escrita, vejo que serei uma docente melhor, não penso que sou ruim, porém a medida que ampliamos nossos conhecimentos nos tornamos pessoas inovadoras e mais ricas em relação ao mundo, gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a você Ivan que de alguma forma , (mesmo que no início eu ainda não pensasse assim) contribui para o meu processo de ensino aprendizagem e acreditou não só no meu potencial mas de todos os seus alunos, Obrigado!

Um comentário:

  1. Boa síntese!! Você fez um bom apanhado de tudo que discutimos em nossas aulas. Que interessante você demonstrar esta consciência de que é possível acompanharmos o desenvolvimento de nossos alunos e contribuirmos para que avancem em suas aprendizagens. Eu sempre acredito que meus alunos são capazes e você mostrou isso!! Parabéns!

    ResponderExcluir