domingo, 24 de maio de 2009

Diferenças entre Gêneros textuais e tipos textuais



"Muito se tem falado sobre a diferença entre "tipos textuais" e "gêneros textuais". Alguns teóricos denominam dissertação, narração e descrição como "modos de organização textual", diferenciando-os das nomenclaturas específicas que são consideradas "gêneros textuais". A fim de simplificar o entendimento de diversos estudos em torno desse assunto, foi criado o quadro abaixo, pautando-se no estudo de Luiz Antônio Marcushi.
Tipos textuais
Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.
São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Narração, Descrição, Argumentação, Injunção e Exposição.
Gêneros textuais
São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Carta pessoal, comercial, bilhete Diário pessoal, agenda, anotações, Romance ,Resenha, Blog,E-mail ,Bate-papo (Chat),Orkut,Vídeo-conferência ,Second Life (Realidade virtual),Fórum Aula expositiva, virtual ,Reunião de condomínio, debate , Entrevista, Lista de compras, Piada ,Sermão ,Cardápio,Horóscopo,Instruções de uso,Inquérito policial,Telefonema etc."

Escrito por: Cintia Barreto

Este pequeno texto foi retirado do site:www.cintiabarreto.com.br

Comentário acerca do texto:
Busquei este texto na internet, pois creio que sua definição ficou bem clara acerca do que são tipos textuais, que são conceitos amplos tratados em língua portuguesa para especificar um determinado tipo que o texto pode seguir como narração, descrição, argumentação, ou seja é a linha que o seu texto deve tomar, porém os gêneros textuais são os textos do nosso dia-a-dia que são de diferentes formas e não tem que seguir necessariamente alguma dessas especificações , são textos que são desenvolvidos sem um maior compromisso formal em relação a sua composição, porém que são constuídos com um fim específico para o que se destinam.
(Correção acerca da reflexão dos gêneros textuais, especificadamente sete trecho grifado):
Os gêneros textuais são textos mais usuais e são ramificações do tipo, tendo uma função social, podendo ser modificados conforme as atitudes cotidianas, mas podem ser trabalhados tanto em situações formais quanto informais.

Um comentário:

  1. Vocë fez uma boa reflexão. Porém, alguns aspectos precisam ser melhor discutidos. Você afirma que os gêneros textuais são compostos por textos do dia-a-dia. Afirma, ainda, que eles "são textos que são desenvolvidos sem um maior compromisso formal em relação a sua composição, porém que são constuídos com um fim específico para o que se destinam". Repense este trecho. Os gêneros são diversos e servem tanto a situações extremamente formais, como a situações extremamente informais...

    ResponderExcluir