quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reflexões acerca da aula do dia 28/04 - texto base- "Processos iniciais de Leitura e Escrita"


Vale destacar que o texto que foi discutido é extremamente interessante e suas propostas são inovadoras.
O primeiro pré conceito que devemos eliminar ao nos depararmos com uma sala de aula é que o educando chega na escola sem nenhum conhecimento prévio, o mesmo chega com uma sua bagagem que foi adquirida ao longo de seus anos e esta deve ser valorizada ao ponto de influenciar as aulas, se este conhecimento for desvalorizado parte-se do pressuposto que o professor é o detector do saber.
O texto aborda questões relativas ao letramento e a alfabetização, pois a faixa etária de estudo abordada no mesmo, são alunos de 6 anos que em sua maioria estão passando por este processo. De acordo com o texto o conceito de letramento refere-se ao conhecimento de mundo, ou seja a leitura prévia realizada sem qualquer tipo de cobrança fonética ou gráfica que um indíviduo possa ter.
Já o conceito de alfabetização envolve os fonemas e as letras de forma direta, ou seja a leitura em si, com uma carga de formalidade.
Para ser desenvolvida a leitura no educando, a mesma deve ser instigada pelo educador, proporcionando leituras prazerosas, trabalhando-se de forma interessante no ínico da alfabetização, serão formados cidadãos críticos e interessados pelo ato de ler e escrever por toda a sua vida.Vale ressaltar que a boa leitura do educador influência diretamente o educando e ainda que as leituras abordadas devem estar inseridas no contexto que o educando está .
A interpretação deve ser trabalha principalmente nos textos que são propostos. Uma atividade que permeiou a minha mente com as inúmeras sugestões propostas no texto, é o "blocão" , que pode ser feito com diferentes materiais , no qual todos os alunos juntos colaborão para escrever uma história, e o educador passa a mesma para o papel ou algum educando esperto e ágil, com o tempo eles adquirirão noções de pontuação e escrita de várias palavras, que estão ao seu alcance. A leitura sem dúvida alguma influência a escrita diretamente.

Um comentário:

  1. Muito boa a sua reflexão! Procure fazer sempre este tipo de reflexão. Ademais, procure incrementar suas reflexões com imagens, desenhos, fotos, vídeos... Procure ajuda, caso seja necessário.
    Ainda faltam algumas atividades que foram solicitadas. Elas estão no portfólio da disciplina: www.taelp.blogspot.com

    ResponderExcluir