quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ínicio da discussão sobre o texto "Contextos de alfabetização na aula"- aula do dia- 26/05/09



Logo no ínicio da aula o professor chamou alguns alunos para conversarem sobre seus blogs, achei interessante pois os problemas desses alunos não foram expostos, mas falando em relação ao texto, anotei alguns pontos que são interessantes para uma primeira impressão do texto como:
* Na primeira parte do texto é realizada a desconstrução do paradigma da criança como uma folha em branco, sendo assim admite-se que a criança é provida de muitos conhecimentos que por sinal são muito bons e estes são adquiridos desde muito cedo e devem ser valorizados e aproveitados na escola.
* A interação com os outros, não apenas com o docente , produz conhecimento e o leque de atividades é aumentado através da percepção do aproveitamento dos conhecimentos prévios.
* O texto propõe alguns contextos que são interessantes e servem de aproveitamento não só para a criança, mas também para o docente. Essas situações são vinculadas ao mundo atualizado, abordando as situações que devem ser criados em sala e os recursos que podem ser utilizados.
* O ambiente em que a criança vive ou frequenta influência diretamente sua formação, inclusive a escolaridade dos pais também influência positivamente ou negativamente , os filhos , salvo algumas exceções de pais que nem ao menos sabem ler ou escrever e conseguem contagiar seus pequenos com a sede do saber.
* A cartilha não é algo condenável, mas que como qualquer metódo necessita de outros recursos , ela não pode e não deve ter um fim somente em si mesma.
* A escrita além de precisar ser contextualizada necessita de alguma forma para se manifestar como: livros , revistas e etc.
Esses são alguns pontos legais do texto e vale lembrar que este texto terá continuidade na próxima aula, assim a próxima postagens será ainda sobre o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário