domingo, 24 de maio de 2009

Atividades relacionadas com os objetivos do texto: Processos inciais de leitura e escrita.


1º atividade- Música com palmas.
Objetivos relacionados:
* Desenvolver a memorização;
* Estimular a pronúncia clara das vogais;
* Perceber os sons da língua;
* Diferenciar as vogais a - e - i - o - u.

Atividade:
Música:
Eu digo a a a ba ba ba da , mim salim salamim mim squach,
Eu digo é é é be de be de , mim salim salamim mim squach,
Eu digo i i i bi di bi di , mim salim salamim mim squach,
Eu digo ó ó ó bó dó bó dó, mim salim salamim mim squach,
Eu digo ú ú ú bú dú bú dú, mim salim salamim mim
squach.

Essa atividade geralmente é desenvolvida por duas crianças , com palmas, a sequência de palmas é: primeiro batem palma com uma mão, depois com a outra , logo após com as duas.

2º atividade: Música

Objetivos:
* Perceber os sons da língua;
* Desenvolver a interpretação;
* Estimular a pronúncia clara dos sons;
* Reconhecer as palavras que tem a letra f.

Música:

Fifi, Fifi aonde vai Fifi, aonde vai Fifi, vou na janela, vou na janela, fazer o que Fifi, fazer o que Fifi, vou fofocar , vou fofocar, de quem Fifi, de quem Fifi , do Zé Fofão,do Zé Fofão, não olho mais Fifi, não olho mais Fifi, eu estou de mal, eu estou de mal, estou de bem Fifi, estou de bem Fifi, meus parabéns , meus parabéns, meus parafusos, meus parachoques.

Essa música tem o intuito de destacar as palavras que tem a letra f e diferencia-lás e a partir destas formas mais palavras e interpretar a música fazendo assim uma reflexão.

3º Atividade: Construção de uma História no bloco de atividades.

Objetivos:
* Desenvolver a interpretação;
* Reconhecer a ortografia das palavras;
* Estimular a criatividade.

Atividade: Com as crianças , mostrar uma figura que esteja relacionada com o cotidiano dos alunos, e pedir que a partir desta figura os alunos criem uma história e assim ir escrevendo em uma cartolina ou papel pardo, ou construir um blocão e escrever várias atividades e ir comparando as histórias que foram construídas, essa história deve ser construída coletivamente com a participação de todos os alunos.

Um comentário:

  1. Marriete, as atividades são bem coerentes com o desenvolvimento dos objetivos. Como vocë já atua, é essencial fazer essa relação da teoria com a prática. Isso implica pensar sempre que os objetivos devem ser focalizados na seleção das atividades, ou seja, as atividades não podem ser escolhidas aleatoriamente, mas, sempre em função dos objetivos que se pretende desenvolver. Além disso, é fundamental avaliar sempre se os alunos estão demonstrando o alcance dos objetivos. Em caso negativo,deve-se retomar com aqueles que evidenciaram dificuldades. Abs
    Ivan

    ResponderExcluir