domingo, 24 de maio de 2009

Comentário sobre o texto: Construindo um Portfório Eletrônico, do autor: Ivanildo Amaro de Araújo.


A avaliação formativa deve ser trabalhada desde a formação de professores, para os mesmos terem ciência de como trabalharem e reproduzirem esta prática. O texto apresenta a proposta de como o trabalho deve ser feito ao longo da disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa, propondo como principal avaliação este Portfório eletrônico.
A educação infantil será tida como alvo nos trabalhos propostos desta disciplina.
A aula descreveu a Avaliação formativa e destacou seus principais aspectos como: seu caráter gradual e seu pressuposto que se dá a partir da perspectiva da construção, ou seja ela não é uma avaliação realizada através de um único meio, mas de vários e contínuos e bem diferenciados, o aluno tem uma perspectiva de autoavaliação, pois com este tipo de avaliação o aluno consegue observar seus erros e corrigi-lós.
Com essa vivência realizada pelos estudantes do nosso curso, com certeza uma nova geração de professores será formada , porém o que a maioria dos estudantes viram até agora foram educadores com discursos excelentes , porém que seu discurso não condiz com a sua prática.
É interessante ressaltar que a avaliação formativa tem um caráter próprio, que deve ser desenvolvido de acordo com cada situação e não é um modelo pronto que os educandos devem se adequar a ela.
A nota é trabalhada na avaliação formativa como elemento secundário, o principal a ser trabalhado é o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
O Portfólio, tem uma perspectiva formativa, pois é um objeto de contrução. Com o Portfólio os alunos tem chance de participarem ativamente da criação e seleção de seus melhores trabalhos. O Portfólio é um elemento a ser trabalhado com qualquer tipo de aluno.
O Portfólio tem como objetivo ser uma atividade reflexiva que promova o desenvolvimento sequencial de educandos e educadores que estarão auxiliando na construção do portfólio e compartilhando seus diferentes conhecimentos e pontos de vista de suas experiências compartilhadas com o educador e com os demais educandos.
É interessante utilizar a mídia para o processo de construção deste portfólio, porém creio que isto deve ser feito de forma democrática, o nosso blogger deve ser tratado como um recinto de trabalhos pedagógicos que devem ser valorizados especialmente pelo docente.

Um comentário:

  1. Parabéns pela reflexão! Além disso, parabéns por ter assumido o desafio de realizarmos uma avaliação processual. Falando nisso, vocë está atualizando seu portfólio e, pela reflexão acima, demonstra que compreendeu que a avaliação formativa não se faz estanque, em tempos determinados, mas, de forma processual. Muito bom! Siga adiante, sem deixar seu portfólio desatualizado.

    ResponderExcluir