quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aula do dia 16/06


Hoje no ínicio da aula houve o término da socialização com os grupos que faltavam , logo após o professor fez uma breve introdução acerca do texto citado na última postagem que foi iniciada sua discursão hoje, começamos por um ponto que já partimos inúmeras vezes mas que vale apena sempre ser discutido e lembrado que é a valorização das habilidades que são desenvolvidas antes do ingresso formal na escola, essas habilidades nunca vou me cansar de falar , jamais devem ser desvalorizadas, pois é a partir daí que a criança começa a se interessar pelo que é proposto, pois o docente sempre valorizando suas experiências e partindo do pressuposto da bagagem deste, com certeza o educando se interessará em ouvir e refletir junto com o docente acerca de algo. Toda produção mesmo que ainda significamente não seja de fato uma escrita, principalmente desenvolvida pela criança em sua fase inicial deve ser valorizada, essa valorização deve ser iniciada lá no iniciozinho das garatujas , pois quanto mais confiança sentir em produzir e interesse, suas produções evoluiram a passos largos, essas crianças que estão neste processo estão se desenvolvendo como leitores e escritores, de repente ainda não são leitores convencionais que decodificam o que escrevemos, mas são leitores que fundamentalmente codificam o que escreve e essa escrita é consideralvelmente influênciada pelo contexto onde a criança vive e frequenta, pois este influênciará em seu acesso a diferentes literaturas e possivelmente enriquecerá seu processo, porém crianças que de repente não tem o mesmo estímulo em sua realidade mais são estimuladas de diversas formas por alguém, como o docente, evoluem na mesma proporção que qualquer outra criança, claro vale ressaltar que cada um possui seu tempo, mas nenhum fator físico deve impedir a evolução do processo de desenvolvimento da criança. Há docentes na educação infantil e principalmente instituições que medem o processo de evolução da criança a medida que codifica determinados símbolos e reproduz esses símbolos , mesmo que isso não gere nenhum significado de fato plausível naquele momento para a criança, mas o interessante nestas instituições é mostrar que o aluno cada vez mais cedo está preparado para ler e principalmente reforçam a idéia que está preparação inicial influenciará sua vida acadêmica e profissional , pode até ser que influencie de alguma forma muito pequena este tipo de prática, porém creio que uma prática voltada para a interpretação e visando a evolução, respeitando o processo cognitivo do aluno dará mito mais resultado a médio e a longo prazo na vida do indivíduo.


"O problema da aprendizagem da leitura e da escrita durante o século XX, até a década de 80, tem sido exposto como uma questão de métodos. A preocupação dos educadores até então estava voltada para a busca do melhor e mais eficaz método para alfabetizar, levantandando-se, assim, uma polêmica em torno dos métodos (MORTATTI, 2000)" ( Retirado do site www.anped.org.br/reuniões )

Coloquei esta citação pois penso ter muito haver com o que estamos estudando acerca das práticas alfabetizadoras e como são geradas,pode ser que você se pergunte, nossa mas a citação nos remete a década de 80 e eu então lhe reponderei que no pouco tempo de magistério que possuo percebi principamente nas instituições privadas uma educação infantil , que não tem nenhuma valorização da criação , do processual, da interação e principalmente do cognitivo, esta se dá como um mero instrumento de reprodução pré - alfabetizador, deve ser repensada algumas práticas na maioria das instituições principalmente privadas de nosso Brasil.


" Mais do que uma perspectiva universal da alfabetização , precisamos ver a alfabetização como uma prática específica. Barton e Hamilton (2000) ( Retirado do texto Práticas de linguagem e alfabetização inicial na escola: Perspectiva Sociolinguística- Ana Teberosky - pág: 86)

Vale apena destacar esta frase devido a escola estar se distanciando do aluno cada vez mais ao propor apenas uma prática letrada , associada em sua maioria das vezes ao que a escola deseja e em sua minoria a realidade do estudante é o que realmente lhe interessa.

O término deste texto será realizado na aula do dia 30/06.

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