sexta-feira, 5 de junho de 2009
" Continuação do texto: Contextos de alfabetização na aula - aula do dia 02/ 06/09"
Nesta postagem pretendo continuar minha análise a partir do texto referido. Continuarei com alguns tópicos como:
* A criança tem uma noção intuitiva em relação a estrutura do texto, isto se dá devido a sua vivência em relação aos textos.E alguns fatores interessantes são que a disposição do texto ajuda a criança a discerni-lós e a organização do texto ajuda a identificá-los.
* Há diversos suportes para uma aula que não devem basear-se apenas em conteúdos, mas principalmente na diversidade, pois a diversidade é um agente fundamental para um interesse educativo maior. Esses suportes materiais são onde os textos estão ancorados ou seja relacionados.
* Cada um desses suportes ajuda a perceber onde cada escrita aparece , e a categorização desses suportes é algo essencial.
* Situações de interação da leitura geram um novo vocabulário.
* Os diferentes textos propiciam um desenvolvimento maior em relação ao vocabulário das crianças.
* Situações problemas criadas pelo educador são de grande ajuda para desenvolver a problematização e o pensamento do educando.
* A exploração de imagens ao ler-se um livro para as crianças é algo de extrema importância e jamais dar-lhe informações prontas acerca de algo, mas indagar-lhe o quanto for necessário para perceber até onde vão seus conhecimentos e sua imaginação, sempre focando que a leitura é um grande produtor para a escrita.
* A composição do texto e suas peculiaridades devem ser incentivadas a serem entendidas pelos educandos.
* Com a fala do aluno idealizada na escrita do professor, eles ficam mais perto da forma que utilizam
para falar e materializam sua escrita.
* As letras que lhe são familiares , ajudam a desenvolver outras palavras na escrita.
* Através do conhecimento de algumas letras a escrita torna-se entendível, geralmente esse conhecimento é prévio, é interessante como mesmo não alfabetizados constroem palavras com sentido.
* A troca de conhecimento não só entre o educador e o educando, mas entre educandos é fundamental para gerar um maior conhecimento.
* A interação com o computador também é algo bom e fundamental, um exemplo citado no texto é que um teclado pode ser de grande ajuda, devido as letras estarem a mostra e não só as letras, mas também números, diferentes sinais de pontuação entre outras coisas.
* O autor também destaca que ele deve produzir diferentes textos e mostrá-los para os alunos , para que estes tenham a consciência que seu educador também produz.
* É necessário confrontar o aluno com sua própria escrita, para este perceber se há coerência ou não.
* A alfabetização começa antes da escola e se estende no conceito de letramento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelentes reflexões!! Parabéns! Demonstra relação teoria/prática e focaliza bem os aspectos abordados no texto. Muito bom, mesmo!
ResponderExcluirMarriete, ao avaliar globalmente o seu portfólio, percebo que vem avançando a passos largos em suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Parabéns!!
ResponderExcluirAlém disso, seu portfólio está bem organizado e, dentro do possível, atendendo aos propósitos e descritores. Parabéns!!
Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[Em suas postagens, você já utiliza vários recursos. Sugiro que procure utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc.que se relacionem com sua reflexão e que você evidencie esta relação. Você pode inserir vídeos de com seus alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, entrevistas com especialistas,etc.]
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]
Em relação aos descritores, observe o seguinte:
1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
2.Cumprimento do propósito específico [Não o localizei em seu portfólio. Você deve criá-lo.Um dica: pode estar relacionado a sua prática, ao seu trabalho...]
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]
Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
Abs