domingo, 24 de maio de 2009

Diferenças entre Gêneros textuais e tipos textuais



"Muito se tem falado sobre a diferença entre "tipos textuais" e "gêneros textuais". Alguns teóricos denominam dissertação, narração e descrição como "modos de organização textual", diferenciando-os das nomenclaturas específicas que são consideradas "gêneros textuais". A fim de simplificar o entendimento de diversos estudos em torno desse assunto, foi criado o quadro abaixo, pautando-se no estudo de Luiz Antônio Marcushi.
Tipos textuais
Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.
São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Narração, Descrição, Argumentação, Injunção e Exposição.
Gêneros textuais
São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Carta pessoal, comercial, bilhete Diário pessoal, agenda, anotações, Romance ,Resenha, Blog,E-mail ,Bate-papo (Chat),Orkut,Vídeo-conferência ,Second Life (Realidade virtual),Fórum Aula expositiva, virtual ,Reunião de condomínio, debate , Entrevista, Lista de compras, Piada ,Sermão ,Cardápio,Horóscopo,Instruções de uso,Inquérito policial,Telefonema etc."

Escrito por: Cintia Barreto

Este pequeno texto foi retirado do site:www.cintiabarreto.com.br

Comentário acerca do texto:
Busquei este texto na internet, pois creio que sua definição ficou bem clara acerca do que são tipos textuais, que são conceitos amplos tratados em língua portuguesa para especificar um determinado tipo que o texto pode seguir como narração, descrição, argumentação, ou seja é a linha que o seu texto deve tomar, porém os gêneros textuais são os textos do nosso dia-a-dia que são de diferentes formas e não tem que seguir necessariamente alguma dessas especificações , são textos que são desenvolvidos sem um maior compromisso formal em relação a sua composição, porém que são constuídos com um fim específico para o que se destinam.
(Correção acerca da reflexão dos gêneros textuais, especificadamente sete trecho grifado):
Os gêneros textuais são textos mais usuais e são ramificações do tipo, tendo uma função social, podendo ser modificados conforme as atitudes cotidianas, mas podem ser trabalhados tanto em situações formais quanto informais.

Reflexões da aula do dia 19/05/09



Devido a muitos alunos não terem entregue o trabalho proposto, o professor utilizou a aula para discursão do texto, e deu algumas dicas que foram essenciais para quem ainda não havia feito o trabalho, destaquei alguns tópicos que são relevantes e estão explicitados abaixo:
* Elementos pragmáticos: refletem ações do cotidiano;
* Para se ter uma atividade conversacional necessita-se de dois ou mais falantes;
* Paráfrase = substituem um termo por outro de igual significado;
* Tópico discursivo = é o assunto, ele é trabalhado pelos interlocutores, este é o tema central que a partir deste podem ser desenvolvidos vários subtópicos;
* O Referencial se acha no texto e não só no contexto;
* Elementos prosódicos são sinalizadores sonoros;
* O par adjacente - Tem a característica de um perguntar e o outro responder.
Estes foram alguns pontos que na minha leitura não estavam esclarecidos, e que a partir da explicação do professor foram esclarecidos.

Reflexões da aula do dia 12/05/09


Iniciamos a aula com a proposta de um trabalho em dupla, este trabalho tem como objetivo principal criar o hábito de leitura em seus alunos e refletirem acerca das questões tratadas no questionário de reflexão, creio que este trabalho foi pensado poruqe por várias vezes o docente chegou em sala para discutir um determinado assunto de um texto e a maioria da turma não havia lido, este foi um fator determinante para esta atividade, o professor discutiu um pouco sobre o que o texto tratava para nos iluminar comalgumas idéias e dividiu as duplas, ao dividirem as duplas, cada dupla começou a discutir acerca das questões propstas e a destacarem essas questões no texto, podendo concultar o docente que estava com o laptop dando algumas orientações a respeito do blogger para alguns alunos com dúvida, o mesmo chamou de um para retirar toda e qualquer dúvida que pairava no ar, esta aula foi interessante porque este trbalho não foi algo passado sem nenhma finalidade, mas após a entraga do dia 17, o professor trocará os trabalhos entre as duplas, sem identificação e nós seremos nossos próprios avaliadores, esta avaliação será discutida entre as duplas na próxima aula, sendo assim o professor será um termômetro coerente acerca das colocações nos diversos trabalhos, a aula foi interessante e conseguimos adiantar algumas coisas referentes aos trabalhos, penso que está será interessante.
( Postagem refeita de acordo com o comentário)

Atividades relacionadas com os objetivos do texto: Processos inciais de leitura e escrita.


1º atividade- Música com palmas.
Objetivos relacionados:
* Desenvolver a memorização;
* Estimular a pronúncia clara das vogais;
* Perceber os sons da língua;
* Diferenciar as vogais a - e - i - o - u.

Atividade:
Música:
Eu digo a a a ba ba ba da , mim salim salamim mim squach,
Eu digo é é é be de be de , mim salim salamim mim squach,
Eu digo i i i bi di bi di , mim salim salamim mim squach,
Eu digo ó ó ó bó dó bó dó, mim salim salamim mim squach,
Eu digo ú ú ú bú dú bú dú, mim salim salamim mim
squach.

Essa atividade geralmente é desenvolvida por duas crianças , com palmas, a sequência de palmas é: primeiro batem palma com uma mão, depois com a outra , logo após com as duas.

2º atividade: Música

Objetivos:
* Perceber os sons da língua;
* Desenvolver a interpretação;
* Estimular a pronúncia clara dos sons;
* Reconhecer as palavras que tem a letra f.

Música:

Fifi, Fifi aonde vai Fifi, aonde vai Fifi, vou na janela, vou na janela, fazer o que Fifi, fazer o que Fifi, vou fofocar , vou fofocar, de quem Fifi, de quem Fifi , do Zé Fofão,do Zé Fofão, não olho mais Fifi, não olho mais Fifi, eu estou de mal, eu estou de mal, estou de bem Fifi, estou de bem Fifi, meus parabéns , meus parabéns, meus parafusos, meus parachoques.

Essa música tem o intuito de destacar as palavras que tem a letra f e diferencia-lás e a partir destas formas mais palavras e interpretar a música fazendo assim uma reflexão.

3º Atividade: Construção de uma História no bloco de atividades.

Objetivos:
* Desenvolver a interpretação;
* Reconhecer a ortografia das palavras;
* Estimular a criatividade.

Atividade: Com as crianças , mostrar uma figura que esteja relacionada com o cotidiano dos alunos, e pedir que a partir desta figura os alunos criem uma história e assim ir escrevendo em uma cartolina ou papel pardo, ou construir um blocão e escrever várias atividades e ir comparando as histórias que foram construídas, essa história deve ser construída coletivamente com a participação de todos os alunos.

Comentário sobre o texto: Construindo um Portfório Eletrônico, do autor: Ivanildo Amaro de Araújo.


A avaliação formativa deve ser trabalhada desde a formação de professores, para os mesmos terem ciência de como trabalharem e reproduzirem esta prática. O texto apresenta a proposta de como o trabalho deve ser feito ao longo da disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa, propondo como principal avaliação este Portfório eletrônico.
A educação infantil será tida como alvo nos trabalhos propostos desta disciplina.
A aula descreveu a Avaliação formativa e destacou seus principais aspectos como: seu caráter gradual e seu pressuposto que se dá a partir da perspectiva da construção, ou seja ela não é uma avaliação realizada através de um único meio, mas de vários e contínuos e bem diferenciados, o aluno tem uma perspectiva de autoavaliação, pois com este tipo de avaliação o aluno consegue observar seus erros e corrigi-lós.
Com essa vivência realizada pelos estudantes do nosso curso, com certeza uma nova geração de professores será formada , porém o que a maioria dos estudantes viram até agora foram educadores com discursos excelentes , porém que seu discurso não condiz com a sua prática.
É interessante ressaltar que a avaliação formativa tem um caráter próprio, que deve ser desenvolvido de acordo com cada situação e não é um modelo pronto que os educandos devem se adequar a ela.
A nota é trabalhada na avaliação formativa como elemento secundário, o principal a ser trabalhado é o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
O Portfólio, tem uma perspectiva formativa, pois é um objeto de contrução. Com o Portfólio os alunos tem chance de participarem ativamente da criação e seleção de seus melhores trabalhos. O Portfólio é um elemento a ser trabalhado com qualquer tipo de aluno.
O Portfólio tem como objetivo ser uma atividade reflexiva que promova o desenvolvimento sequencial de educandos e educadores que estarão auxiliando na construção do portfólio e compartilhando seus diferentes conhecimentos e pontos de vista de suas experiências compartilhadas com o educador e com os demais educandos.
É interessante utilizar a mídia para o processo de construção deste portfólio, porém creio que isto deve ser feito de forma democrática, o nosso blogger deve ser tratado como um recinto de trabalhos pedagógicos que devem ser valorizados especialmente pelo docente.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reflexões acerca da aula do dia 28/04 - texto base- "Processos iniciais de Leitura e Escrita"


Vale destacar que o texto que foi discutido é extremamente interessante e suas propostas são inovadoras.
O primeiro pré conceito que devemos eliminar ao nos depararmos com uma sala de aula é que o educando chega na escola sem nenhum conhecimento prévio, o mesmo chega com uma sua bagagem que foi adquirida ao longo de seus anos e esta deve ser valorizada ao ponto de influenciar as aulas, se este conhecimento for desvalorizado parte-se do pressuposto que o professor é o detector do saber.
O texto aborda questões relativas ao letramento e a alfabetização, pois a faixa etária de estudo abordada no mesmo, são alunos de 6 anos que em sua maioria estão passando por este processo. De acordo com o texto o conceito de letramento refere-se ao conhecimento de mundo, ou seja a leitura prévia realizada sem qualquer tipo de cobrança fonética ou gráfica que um indíviduo possa ter.
Já o conceito de alfabetização envolve os fonemas e as letras de forma direta, ou seja a leitura em si, com uma carga de formalidade.
Para ser desenvolvida a leitura no educando, a mesma deve ser instigada pelo educador, proporcionando leituras prazerosas, trabalhando-se de forma interessante no ínico da alfabetização, serão formados cidadãos críticos e interessados pelo ato de ler e escrever por toda a sua vida.Vale ressaltar que a boa leitura do educador influência diretamente o educando e ainda que as leituras abordadas devem estar inseridas no contexto que o educando está .
A interpretação deve ser trabalha principalmente nos textos que são propostos. Uma atividade que permeiou a minha mente com as inúmeras sugestões propostas no texto, é o "blocão" , que pode ser feito com diferentes materiais , no qual todos os alunos juntos colaborão para escrever uma história, e o educador passa a mesma para o papel ou algum educando esperto e ágil, com o tempo eles adquirirão noções de pontuação e escrita de várias palavras, que estão ao seu alcance. A leitura sem dúvida alguma influência a escrita diretamente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Carta de apresentação


Duque de Caxias, 19 de maio de 2009.

Amados leitores,

Meu objetivo pessoal através deste Portfólio é criar um enriquecimento não textual, mas reflexivo acerca dos termos abordados, creio que este é uma grande oportunidade para destacarmos nossas idéias acerca de algo ou algum conhecimento proposto na aula .
Meus objetivos são claros, principalmente os profissionais e acadêmicos, quero me formar o mais rápido que puder, pois já estou em um período avançado, obter um melhor emprego de preferência uma carreira pública, logo após esses fatos se realizarem fazer minha especialização.
Minha paixão é lecionar, gosto muito do que faço e penso que para seguir carreira nesta área a pessoa deve ter muito amor e gosto principalmente, se não, não será um bom profissional, aliás em qualquer profissão isso ocorre, o mínimo de aptidão é necessário para exercer uma determinada função.
Minha jornada diária é tripla:pela manhã sou dona de casa, à tarde sou professora e a noite estudante. É uma vida meio corrida, porém muito prazerosa, amo estudar, porém ás vezes o que falta é tempo, como creio ser o problema da maioria dos alunos.
Gosto muito de ir ao cinema ver filmes legais e críticos, amo música e sou apaixonada por livros de aventura. Espero conseguir alcançar os objetivos propostos pela disciplina, apesar de algumas eventuais falhas que posso vir a ter, me desculpo desde já !
Beijos, Marriete de Sousa Cantalejo.